Preservação das nascentes é destaque em evento que homenageia os 50 anos de Brasília

Preservação das nascentes é destaque em evento que homenageia os 50 anos de Brasília

(14/04/2010 - 08:50)


Comemorar o cinquentenário da capital federal doando mudas nativas do Cerrado para a recuperação da vegetação próxima às nascentes do Distrito Federal. Este é o propósito do Celebrar Brasília 50 anos, evento que chega neste sábado, 17, à sua terceira edição e terá como principal atração o multinstrumentalista Moby.

O evento é gratuito, mas o público pode optar por contribuir com a quantia de R$ 13,00, a fim de custear a produção das mudas do Cerrado. Segundo os organizadores do Celebrar Brasília, a ideia de trabalhar a preservação ambiental durante o evento é antiga. “Esta comemoração já faz parte do calendário oficial de Brasília e, neste ano, queremos conscientizar os participantes da importância do meio ambiente”, destacou Rodrigo Amaral.

Em parceria com a Rede de Sementes do Cerrado e o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), por meio do Programa Adote uma Nascente, o objetivo é utilizar a quantia arrecadada para atuar contra um dos principais fatores de degradação das nascentes: a retirada de vegetação nativa das suas margens.

Assim, a Rede de Sementes ficará responsável pela produção e plantio das mudas. Já o IBRAM, fará a definição das áreas a serem recuperadas e o acompanhamento das atividades. Segundo a coordenadora do Programa Adote uma Nascente, Vandete Maldaner, terão prioridade no plantio as nascentes cujos voluntários não dispõe de recursos para promover a revegetação.

Ela ainda destacou que o tipo de espécie das mudas varia conforme a área, uma vez que elas precisam estar adaptadas à fitofisionomia local. Entretanto, ressalta que a embaúba, quaresmeira, buriti, angico e landim estão entre as mais utilizadas na recuperação da vegetação. O plantio das mudas deve acontecer no mês de outubro, após a estação chuvosa. Atualmente, o Programa conta com 201 nascentes adotadas e mais de 300 no banco de dados, passíveis de adoção.

O Celebrar Brasília 50 anos acontece a partir das 18 horas no Museu Nacional. Para outras informações sobre como participar acesse www.celebrarbrasilia.com.br .

Parceria

Na última terça-feira, 13, o IBRAM, Rede de Sementes do Cerrado e Park Show Eventos assinaram o termo de cooperação da parceria. Na ocasião estiveram presentes a secretária-geral do Instituto e presidente interina, Adriana Salles; a superintendente de Estudos, Programas, Monitoramento e Educação Ambiental, Vânia Soares; o diretor de Estudos, Programas e Monitoramento da Qualidade Ambiental, Leider Oliveira; e a coordenadora do Programa Adote uma Nascente, Vandete Maldaner.

A vice-presidente da Rede de Sementes do Cerrado, Magaly Wetzel, e os responsáveis pela produção do evento, Rodrigo Amaral e João Vicente, também compareceram. A expectativa é que o Celebrar Brasília 50 anos reúna cerca de 20 mil pessoas e arrecade sete mil mudas.

(Gabriella Gouvêa)

Disponível em http: //www.ibram.df.gov.br/003/00301015.asp?ttCD_CHAVE=98094